Tratamentos Corporais para Flacidez e Celulite

Sem dúvida alguma a celulite é um dos males que mais incomodam as mulheres. Nove entre dez elas sofrem com o problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado, onde as depressões e saliências são mais acentuadas e visíveis. A celulite geralmente torna-se evidente a partir da adolescência, entretanto, hoje em dia constatamos que até as crianças, principalmente meninas, já são vítimadas por este problema.

Causa

É uma doença típica das sociedades ocidentais modernas causada por um conjunto de fatores, entre os quais os principais são:

  • alterações no tecido gorduroso, logo abaixo da pele;
  • distúrbios na microcirculação
  • e aumento do tecido fibroso.

Estes fatores se relacionam diretamente com

  • predisposição genética familiar,
  • fatores hormonais,
  • alimentação
  • vida sedentária e
  • alterações hormonais
     

Sintomas

A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando um aspecto de “casca de laranja” ou de “colchão”. Aparece principalmente na região dos glúteos, coxas, abdomen e braços.

A celulite é classificada em 3 graus:

Grau 0: sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitada. Ao pinçar a região surgem ondulações, mas não covinhas ou depressões.

Grau 1: sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitada. Ao pinçar a região surgem ondulações,covinhas e depressões.

Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente ao ficar em pé, mas não deitada.

Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitada.

Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.

Diagnóstico

O dermatologista consegue confirmar o diagnóstico apenas com o exame visual, não havendo necessidade de exames específicos.

Tratamento

Diversas formas de tratamento são propagandeadas como eficazes para a celulite, mas poucas apresentam resultados consistentes e com base científica.
Entre os tratamentos considerados eficazes estão:

Drenagem linfática: indicada, seja qual for a intensidade do problema. Trata-se de uma massagem suave, que favorece o escoamento da linfa, melhorando a circulação sangüínea e eliminando as toxinas. Pode ser feita com as mãos ou com a ajuda de aparelhos, mas sempre por um profissional treinado e que conheça a anatomia linfática.

Ultra-som: aparelho que emite ondas de baixa freqüência numa profundidade de 3 a 4 cm, estimulando as moléculas de água da região. Ao colidir com as células adiposas, promove a eliminação de gordura e toxinas. Esta técnica não é eficiente para casos críticos de celulite, nem apresenta bons resultados se usada isoladamente.

Endermologia: é um tipo de massagem mecânica realizada usando um aparelho que produz um vácuo suave que puxa e solta a pele. Além da sucção são realizados movimentos que seguem a circulação linfática.
O métodoestimula a dissolução dos nódulos e a eliminação da gordura, melhorando muito o processo de celulite.

Subcisão: pequena intervenção cirúrgica, recomendada para as depressões provocadas pela celulite mais avançada. Pode ser realizada isoladamente para as depressões mais recentes e rasas, ou associada a uma lipoescultura, no caso das mais antigas. A subcisão simples é feita no consultório, com anestesia local, e a paciente volta para casa logo depois do procedimento. O médico usa uma agulha fina e cortante para romper as fibras enrijecidas, que repuxam a pele em algumas áreas e formam os furinhos. Não precisa de pontos nem deixa cicatriz. O processo é rápido, levando em média 2 minutos para corrigir cada depressão.

Radio Freqüência (Ultra Accent XL): O aparelho une duas funções tecnológicas: o ultrassom e a radiofreqüência. O ultrassom é responsável por eliminar gorduras localizadas de maneira seletiva, sem causar danos aos demais tecidos, contando com a ajuda da tecnologia Shear Waves. A radiofreqüência acelera o metabolismo, realizando uma drenagem linfática para combater a flacidez, utilizando a tecnologia Uniform, que estimula a produção de colágeno. As duas tecnologias são indolores, o que faz com que o resultado seja imediato e já possa ser notado na primeira sessão. É um procedimento fácil, rápido e indolor para eliminar gordura localizada e melhorar o contorno corporal, no entanto são necessárias várias sessões, o que pode elevar o custo.. 

Muitas vezes a combinação der várias técnicas é necessária para se alcançar melhores resultados. Além disso,  alguns hábitos, incorporados ao dia-a-dia, são bastante úteis:

  • Diariamente, após o banho, massageie as pernas e coxas com creme anticelulite. Os movimentos devem ser leves, circulares e ascendentes, desde o tornozelo até o quadril.O mesmo pode ser feito nos braços, indo até o ombro. O processo serve para mobilizar os líquidos acumulados.
  • Prefira saltos baixos: o uso de salto alto dificulta a circulação.
  • Evite sal em excesso: ele favorece o edema, fator importante no processo da celulite.
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral.
  • Evite cigarro: a nicotina e o alcatrão aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, dificultando a circulação.
  • Beba bastante água.Coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras), a fim de melhorar seu hábito intestinal