Dermatite Atópica (Eczemas)

É uma inflamação da pele, de origem genética, causada por alterações na composição da camada natural de hidratação da pele. Não é uma doença contagiosa e é mais encontrada em crianças com algum outro tipo de manifestação alérgica (bronquite, intolerância a leite, alergia a picada de insetos, etc).

A pele fica avermelhada, ressecada, com descamação e em geral coça bastante, chegando a atrapalhar o sono. As áreas mais afetadas são as dobras dos joelhos e cotovelos, pescoço e bochechas, mas pode ocorrer em qualquer parte da pele. O eczema nas fases agudas pode chegar a ter pequenas bolhas (vesículas), enquanto nas fases crônicas a pele fica grossa.

O diagnóstico pode ser confirmado pelo dermatologista, sem a necessidade de qualquer tipo de exame.Em apenas alguns casos específicos, a realização de exames pode ser útil para a confirmação diagnóstica e seguimento do tratamento.

A dermatite atópica é a manifestação na pele de uma tendência do organismo e por isso não se pode falar em cura. Entretanto o controle da doença é possível e relativamente simples. Alguns passos são recomendados:

• Não agredir ,ainda mais, a pele que já está delicada e sensível evitando sabonetes , hidratantes comuns e qualquer outra coisa que possa irritar ou causar atrito sobre a pele.
  • Usar cremes de cortisona, que ainda são o modo mais eficaz de tratamento e não trazem malefícios quando usados da forma correta .
  • Usar medicamentos por via oral para diminuir a coceira.
  • Hidratar a pele apenas com produtos específicos, indicados pelo dermatologista.
  • Manter o ambiente da criança livre de alergenos (poeira e mofo)
  • Evitar alimentação com corantes artificiais.
  • Atentar para o surgimento de infecção nas lesões.
  • Algumas crianças podem se beneficiar de acompanhamento psicológico.

• Crianças com dermatite atópica costumam ser muito sociáveis, espertas e irriquietas.
  • Os sabonetes hidratantes não são tão inocentes quanto parecem. Podem piorar a irritação, principalmente quando usados em demasia.
  • Há casos onde a piora das lesões está nitidamente associada a estresse.
  • Muitos pacientes melhoram ao deixar seu ambiente diário.